Durante meu mestrado fui integrante do Laboratório de Interação Avançada do Departamento de Computação da UFSCar.

Fui orientado pela Profa. Dra. Junia Coutinho Anacleto, e minha pesquisa de mestrado esteve relacionada a criação de um modelo de processo de reengenharia centrado no usuário para a conversão de aplicações deskto em RIAs (Rich Internet Application). Este modelo de processo surgiu durante a reengenharia de uma ferramenta desktop chamada Cognitor, que é utilizada para criar material didático eletrônico, para uma versão Web.

O objetivo inicial da pesquisa era prover à ferramenta mecanismos para a uso de conhecimento cultural (disponibilizado pelo Projeto Open Mind CommonSense no Brasil (OMCS-Br)) para apoiar o preenchimento de metadados de objetos de aprendizagem gerados pela ferramenta, entretando com o passar do tempo o objetivo inicial foi sendo alterado, até culminar nos resultados apresentados na dissertação.

No dia 12 de maio de 2010 (3 dias atrás) tornei-me Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. O processo de mestrado foi um pouco conturbado, mas no final deu tudo certo.

Minha defesa foi além das minhas expectativas. A banca gostou muito do trabalho e eu fiquei muito contente em ver que valeu a pena tudo que fiz durante esses 26 meses de muita correria e muitas reviravoltas no meu projeto.

Como resultado, consegui formalizar um modelo de processo para reengenharia de software, sendo que como travalho futuro ele precisa ser refinado. Espero que alguém dê continuidade. Além deste modelo de processo, uma ferramenta desktop passou pelo processo de reengenharia, dando origem à sua versão Web, sendo que o modelo de processo proposto foi formalizado a partir dos passos que foram realizados durante essa reengenharia. A ferramenta pode ser acessada neste link.

Agradeço a todos que estiveram ao meu lado durante este processo, principalmente à minha namorada, à minha família e aos meus amigos.

Muito obrigado 😀

A seguir, os links dos PDFs da qualificação e da dissertação, além do código fonte em LaTeX da dissertação:

Anúncios