Olá pessoal, hoje vamos aprender como configurar um projeto no FlashDevelop para trabalhar com um backend em Java. Para acelerar o processo, iremos utilizar como base tanto o projeto do backend feito no NetBeans quanto o projeto do frontend feito no Flash Builder. Então vamos lá!

Vamos começar pelo FlashDevelop. Vá no menu Project e escolha New Project. Na janela New Project, escolha Flex 4 Project. Em Name, entre com “IntegracaoFlexJavaComJanelasFD” (sem as aspas). Em location, escolha o diretório onde você está salvando o projeto do NetBeans e os projetos que fizemos no Flash Builder. No meu caso o caminho é “C:\Users\David\Documents\Java\Flex”. O campo package pode ficar vazio. Deixe a opção “Create directory for project” e clique em OK. Veja a Figura abaixo.

 

Figura 1

Criando um projeto no FlashDevelop

 

Agora vamos copiar todos os arquivos de código fonte do nosso projeto do Flash Builder. Para isso, abra o Flash Builder e localize o projeto. Vá na pasta “src”, selecione os pacotes “entidades” e “gui”, clique com o botão direito e escolha “Copy”. Veja a Figura abaixo.

 

Figura 2

Copiando o código do projeto do Flash Builder

 

Com o código copiado, volte ao FlashDevelop, clique com o botão direito na pasta “src”, escolha Edit > Paste. Veja a Figura abaixo.

 

Figura 3

Colando o código do projeto do Flash Builder no projeto do FlashDevelop

 

Fazendo isso, todo o código fonte do projeto do Flash Builder será colado dentro do projeto do FlashDevelop. Agora precisamos configurar nossa aplicação padrão. No FlashDevelop, a aplicação padrão (default application) fica marcada com flexinha verde. No nosso projeto, a aplicação padrão atual é a Main.mxml. Vamos mudar então a aplicação padrão para a Principal.mxml. Para isso, clique com o botão direito no arquivo Principal.mxml e escolha “Always Compile”. Você vai perceber que a flexinha vai passar para o Principal.mxml. Agora apague o arquivo Main.mxml (botão direito no arquivo, Edit > Delete).

Até agora criamos um novo projeto do FlashDevelop, copiamos nossos arquivos fonte e configuramos nossa aplicação principal (default application), mas ainda precisamos realizar alguns passos:

  1. Apontar o compilador do Flex para o services-config.xml, fazendo com que os serviços configurados sejam “enxergados” pelo .swf compilado;
  2. Fazer algumas alterações no services-config.xml;
  3. Configurar o FlashDevelop para copiar os arquivos do build para a nossa pasta dos arquivos swf no NetBeans;
  4. Por fim, iremos configurar o nosso index.jsp para redirecionar para a página que contém o arquivo .swf.

Então vamos lá! No FlashDevelop, algumas configurações ficam mais “escondidas” do que no Flash Builder. A primeira é relacionada à compilação dos serviços. Na verdade, quando usamos o Flash Builder, as opções da localização do arquivo services-config.xml e outras relacionadas à utilização de serviços remotos via AMF, se tornam parâmetros do compilador (veja nas propriedades do projeto do Flash Builder). Então temos que configurar isso no nosso projeto no FlashDevelop. Para isso, clique com o botão direito no seu projeto (IntegracaoFlexJavaGUIComJanelasFD) e escolha Properties.

A janela de propriedades do projeto abrirá a última aba da janela é a “Compiler Options”. Clique nela. Veja a Figura abaixo.

 

Figura 4

Opções do compilador

 

Nós vamos mexer na primeira “propriedade”, a “Additional Compiler Options”. Para isso, selecione a propriedade e clique no botão “…” para abrir o editor. No diálogo que abriu, inseria o seguinte valor:

-services C:\Users\David\Documents\Java\Flex\IntegracaoFlexJava\web\WEB-INF\flex\services-config.xml
-context-root /IntegracaoFlexJava

Antes de dar OK, vamos à explicações. O parâmetro -services é usado para apontar para o arquivo services-config.xml que está contido no projeto do backend em Java. No meu caso, o projeto do backend está localizado em “C:\Users\David\Documents\Java\Flex\”, você vai precisar localizar o seu projeto no diretório que você escolheu anteriormente. Por fim, o segundo parâmetro é o -context-root, onde devemos preencher com a raiz do contexto do nosso backend, que no nosso caso é /IntegracaoFlexJava. Agora que você já entendeu para que serve cada parâmetro e já alterou o -services para apontar para o seu services-config.xml, dê OK. O resultado deve ser parecido com o mostrado na Figura abaixo.

 

Figura 5

Opções do compilador alteradas

 

Se estiver tudo certo, você pode então dar OK na janela de propriedades, alterando assim as opções do compilador do Flex. Até agora, configuramos para o compilador enxergar o services-config.xml, mas vamos precisar – infelizmente – fazer uma pequena alteração nesse arquivo de configuração… O Flash Builder consegue inserir parâmetros no arquivo em tempo de compilação, mas o FlashDevelop não. Então o que seria automático no Flash Builder vai ter que ser manual ao usar o FlashDevelop. Vamos por a mão na massa então.

Abra o projeto do backend no NetBeans e procure pelo arquivo services-config.xml (WEB-INF/flex/services-config.xml). Ao abrir  esse arquivo XML, procure pela tag “<channels>”. Nessa tag são configurados os canais do AMF, ou seja, onde o serviços de serialização/deserialização do AMF são encontrados. Por padrão, estão definidos três canais (my-amf, my-secure-amf e my-polling-amf). Estamos usando apenas o primeiro canal, o my-amf, então é nele que vamos mexer. Primeiro copie toda a definição do canal, cole logo abaixo e comente a segunda definição. Você vai ficar com algo assim:

services-config.xml (editando)

...
<channels>

        <channel-definition id="my-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
            <endpoint url="http://{server.name}:{server.port}/{context.root}/messagebroker/amf" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>
        </channel-definition>

        <!--
        <channel-definition id="my-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
            <endpoint url="http://{server.name}:{server.port}/{context.root}/messagebroker/amf" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>
        </channel-definition>
        -->

        <!-- outros canais aqui... -->

</channels>
...

O que vamos alterar é a URL do endpoint. Note que na URL temos três parâmetros: {server.name}, {server.port} e {context.root}. Quando usamos o Flash Builder, ele preenche os três parâmetros em tempo de compilação, mas o FlashDevelop só “consegue” preencher o parâmetro {context.root} (lembram do parâmetro -context-root que alteramos nas opções do compilador?). Os outros dois parâmetros vamos ter que alterar manualmente. Eu ainda não encontrei onde fazer isso automaticamente no FlashDevelop, então não sei se existe essa opção de fazer o preenchimento dos outros parâmetros automaticamente. Se alguém encontrar, é só avisar ;).

Em {server.name} vamos ter que colocar o endereço do nosso servidor e em {server.port} a porta do servidor. Sendo assim, o segue o código alterado do services-config.xml.

services-config.xml (final)

...
<channels>

        <channel-definition id="my-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
            <endpoint url="http://localhost:8084/{context.root}/messagebroker/amf" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>
        </channel-definition>

        <!--
        <channel-definition id="my-amf" class="mx.messaging.channels.AMFChannel">
            <endpoint url="http://{server.name}:{server.port}/{context.root}/messagebroker/amf" class="flex.messaging.endpoints.AMFEndpoint"/>
        </channel-definition>
        -->

        <!-- outros canais aqui... -->

</channels>
...

Muito bem, salve o arquivo. Com isso, a compilação dos serviços irá adicionar os caminhos apropriados para a utilização dos serviços. Vamos agora configurar o FlashDevelop para copiar os arquivos do build (resultado da compilação do projeto) para dentro da pasta swf do nosso projeto do backend. Primeiro, vá no NetBeans e apague TODO o conteúdo da pasta swf. Volte ao FlashDevelop e acesse novamente as propriedades do projeto (botão direito no projeto e escolha Properties).

Nós poderíamos alterar apenas o caminho para a criação do arquivo de saída, mas queremos que todo o resultado do build (swf + outros arquivos) sejam copiados para a pasta swf do projeto do backend. Então vamos lá. Na aba “Build” vamos adicionar um comando no “Post-Build Command Line” para copiar os arquivos de build para o nosso projeto do backend. No Windows, o comando para copiar todos os arquivos de um diretório de forma recursiva é o xcopy. Então vamos adicionar o comando para copiar todos os arquivos da pastas bin do projeto do FlashDevelop para a pasta “swf” do projeto do backend. Segue então o comando e a Figura onde é mostrado o comando inserido nas propriedades do projeto do FlashDevelop. Lembre-se de marcar a opção “Always execute”.

xcopy .\bin ..\IntegracaoFlexJava\web\swf /E /Y

 

Figura 6

Comando para executar após o build do projeto

 

Então usamos o comando xcopy, para copiar o conteúdo da pasta bin para a pasta swf do projeto do backend (note os caminhos relativos). As opções /E e /Y especificam que devem ser copiados todos os arquivos recursivamente (/E) e que os arquivos devem ser substituidos sem confirmação (/Y).

Dê OK na janela de propriedades, e faça o build do projeto usando o botão com o ícone de engrenagem, na barra de ferramentas do FlashDevelop. Verifique se os arquivos da pasta do projeto do FlashDevelop foram copiados para a pasta swf do projeto do backend. Se foram copiados, ótimo, está tudo OK. Se não foram, verifique os passos do tutorial novamente para ver onde errou.

Estamos quase lá, falta apenas mudar o nosso index.jsp para apontar para o arquivo html gerado pelo FlashDevelop. Abra então o index.jsp do projeto do backend e altere a tag meta para recionar para o index.html (gerado pelo FlashDevelop, na pasta bin). O meta vai ficar assim:

Meta alterado

<meta http-equiv="Refresh" content="0; url=swf/index.html>

Execute o projeto para testar. Você vai perceber que o swf não vai ocupar todo a página, mas essa correção fica como exercício. Nesse tutorial fizemos a migração toda na mão, mas poderíamos também usar o assistente de importação do FlashDevelop (Menu Project > Import Project…), mas isso também fica como exercício 😉

Então é isso, finalizamos mais um tutorial. Espero que tenham gostado!

Abraços!

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